Mãos que falam: aplicativo facilita comunicação por meio de intérprete virtual
- Portal Incluir
- 26 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Gestos que para muitas pessoas são ininteligíveis representam uma nova perspectiva de comunicação e aprendizado para outras. Foi com essa premissa que os alagoanos Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz criaram o aplicativo Hand Talk, um tradutor mobile para smartphones e tablets que tem o objetivo de levar inclusão social a pessoas com deficiência auditiva.
O Hugo, um boneco de aparência simpática, com dedos finos e longos e criado em tecnologia 3D, é o interlocutor entre o Hand Talk e os deficientes auditivos usuários da tecnologia. A ideia é simples: através de uma biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo Hugo.
Inicialmente, o aplicativo era uma ideia de trabalho universitário, que surgiu em 2008, quando o publicitário Ronaldo Tenório tinha a tarefa de desenvolver um produto inovador. Anos mais tarde, em parceria com o programador Carlos Wanderlan o aplicativo ganhou um protótipo. Com o caminho mapeado, os profissionais criaram uma sociedade, onde o especialista em animação Thadeu Luz juntou-se à equipe, dando vida a Hugo.
Para Ronaldo, os detalhes foram importantes na hora de criar Hugo. “A gente percebeu que deveri criar um intérprete com as mãos grandes, com as faces caricatas, para failitaar esse entendimento do surdo”, disse um dos criadores do aplicativo.
Fundada em 2012, a Hand Talk foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) o melhor aplicativo social do mundo. O sucesso foi tão grande que o Hugo está presente em salas de aula, auxiliando professores e alunos a se comunicarem melhor por meio de tablets em milhares de escolas públicas do Brasil, por meio da parceria do Hand Talk e Ministério da Educação.
O aplicativo também oferece planos de serviço para sites, onde um botão de acessibilidade, localizado na lateral do site, abre a janela com o Hugo, assim, o usuário pode clicar em qualquer conteúdo de texto que o Hugo interpreta em Libras. Além disso, a Hand Talk desenvolve projetos especiais, com soluções personalizadas para acessibilidade em totens, monitores de TV, vídeos, sistemas e diversos canais de comunicação.
コメント